Belle Époque ou Paz Armada?

Entre o final do século XIX e início do século XX, passou-se a reconhecer o período como Belle Époque, muitas vezes também denominado de Paz Armada, contraditório, visto que, possuíam ideais e características um tanto quanto distintas.

Belle Époque, em português, bela época, tinha como “lema” a euforia e despreocupação presenciada e vivida por todos na Europa. Ter acontecido em um período onde a guerra franco-prussiana terminou e onde a Primeira Grande Guerra começou,  colaborou para ser um período de intensas mudanças, avanços tecnológicos, produções artísticas e literárias. Conjuntamente chamada de Paz Armada, devido a intensa corrida armamentista disputadas pelas ditas “grandes potências”.

Graças a esse período, muitas inovações e mudanças surgiram, entre eles, um benefício muito grande, foi o grande investimento em soldados e principalmente nos armamentos, que sofreram grandes mudanças e melhoraram significativamente se comparados ao grau de tecnologias e investimentos que sofreram, por exemplo, a Inglaterra, que investiu cerca de 32 milhões de libras esterlinas em 1887, aumentando 140% em pouco mais de quatro séculos.

Além dos investimentos, conflitos e violências, não eram só os pontos negativos que prevaleciam no topo, muitas pessoas e países procuravam paz para se manterem livres destes conflitos, estabelecendo assim, acordos de paz entre alguns países, para que pudessem viver com a “paz” que procuravam. Além de, muitos utilizarem estes acordos para que pudessem garantir vitórias e alianças caso algo maior ou um ataque surpresa acontecesse.

Fonte:

Livro de História- Edebê

Capítulo 1- Unidade 1- Página 12 e 13.


2 comentários sobre “Belle Époque ou Paz Armada?

Deixe um comentário