A Guerra do Vietnã.

A Guerra do Vietnã ou a também denominada de conflito armado, teve uma duração de 16 anos, iniciando-se em 1959 e tendo seu fim, por volta de 1975.

Durante muitos anos, via-se o território do Vietnã sendo liderado pela colônia francesa, após o fim da Guerra da Indochina, o território passou a sofrer mudanças, como, ser repartido em dois países, tendo como denominações, Vietnã do Sul (Aliados aos EUA- sistema capitalista)  e Vietnã do Norte (Adotando o sistema socialista, União Soviética prestando apoio).

Como já possuímos um estudo aprofundado sobre esses dois sistemas, claramente temos um grande conhecimento sobre a diversidade de seus pensamentos, suas ideias e a forma como comandam o seu território. A grande rivalidade destes dois sistemas, contribuiu para que um clima de desconforto e conflitos surgisse.

No ano de 1959, os guerrilheiros comunistas, também chamados de vietcongues, “fizeram a guerra acontecer”, ou,  colaboraram para que tivesse inicio com o ataque a  uma base norte-americana, localizada no território correspondente ao Vietnã do Sul. Dizem que, a partir disto, os EUA “teve o contato direto com a guerra” quando enviou soldados e armamentos sofisticados para auxilio do Sul do Vietnã, ajuda que não obteve sucesso e ainda colaborou para o episódio mais sangrento e frio da Guerra.

A invasão norte-vietnamita ao Vietnã do Sul, além de obter sucesso ao tomar a embaixada dos Estados Unidos na cidade de Saigon, deixou milhões de mortos, feridos, mutilados e um enorme prejuízo ao país.

Sendo assim, nota-se que, após sua reestruturação, optou por seguir o regime comunista, aliado a URSS.

Fontes:

https://www.suapesquisa.com/historia/guerra_do_vietna.htm

Livro Edebê de história.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s