Quem foi Vargas?

Em 19/4/1882 nasce Getúlio Dornelles Vargas, o futuro líder da nação que não promoveu apenas uma centralização política, um Estado Novo ou rompeu com as elites regionais, mas teve a capacidade de realizar tudo isso sem promover uma grande transformação social no país.

Vargas, não ficou apenas conhecido como um líder, mas sim um amigo do povo, onde se colocava no lugar da população e, principalmente, dos trabalhistas, sendo um dos principais motivos a quais seu mandato perdurou entre 1930 e 1945 e foi reeleito entre o período de 1951 á 1954, terminando com seu suicídio, a qual deixou uma carta agradecendo ao povo pelo apoio entregue ao mesmo durante seus dois governos.

Durante os anos e seus mandatos, Vargas, tinha como principal objetivo o bem da população, foi então, através do populismo que ele criou melhores condições para os trabalhistas, ao realizar regras e normas onde favoreciam exclusivamente os trabalhadores, como: a remuneração em caso de descanso semanal, carteira de trabalho, justiça do trabalho e o salário mínimo.

Após alguns anos de seu governo, Vargas acaba por sofrer um golpe militar, onde aceita e sai de maneira pacifica, volta a seu estado Rio Grande do Sul, onde acaba por se tornar senador. No ano de 1950, ele é reeleito através das eleições democráticas e é neste mandato também que surge a Petrobrás, e a campanha denominada de “Petróleo é Nosso”. Seu mandato realmente acaba no ano de 1954, ao cometer suicídio com um tiro no peito, no Palácio do Catete.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s